
Notícias
O que é gestão de resíduos? Por quê fazê-la?

De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecido pela Lei 12.305/2010, a responsabilidade pelo resíduo produzido é do gerador.
No caso dos resíduos domésticos, a responsabilidade do cidadão é de dispor o seu lixo de forma adequada para a coleta, e à gestão do município cabe a missão de realizar o serviço de coleta e destinação, adequadamente.
Quando os resíduos são produzidos por empresas que geram resíduos em grande quantidade ou que se enquadrem como indústrias, construção civil, clínicas e hospitais, entre outros segmentos, elas são obrigadas legalmente a promover o manejo e a destinação final desses resíduos, de forma que não prejudiquem o meio ambiente.
E é aí que se vê a importância de contar com uma fornecedora com expertise na área e que não permita que sua empresa sofra as penalidades por falta de eficiência no gerenciamento dos resíduos.
As empresas que falham nesse processo, além de perder oportunidades de otimização de recursos e de economia, também podem incorrer em crime ambiental ao causar poluição ou danos à saúde pública, à fauna e à flora, correndo o risco inclusive de reclusão entre um e cinco anos, conforme prevê o artigo 57, capítulo V, da Lei 12.305/2010.
Na região de Carajás, a Recipar Ambiental conta com uma equipe qualificada e tem a expertise de cinco anos de atuação no mercado, atendendo mais de 280 empresas, com serviços de gerenciamento de resíduos, consultoria ambiental, licenciamento e locação de equipamentos.