
Notícias
Dia Mundial da Água: limpeza correta de SAO ajuda empresas na preservação da água

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de estimular reflexões e ações para a preservação desse recurso natural vital para a vida na Terra. O caminho da sustentabilidade passa por iniciativas de preservação e reaproveitamento da água. A Recipar Ambiental desenvolve um trabalho fundamental, nesse aspecto.
Separador de Água - Óleo (SAO)
Uma das iniciativas para evitar a contaminação da água é a instalação de Separadores de Água – Óleo (SAO), estruturas usadas para receber efluentes e águas contaminadas com óleos e graxas de áreas de manutenção, lavagem de veículos, máquinas em oficinas mecânicas etc. Alguns exemplos de setores que devem ter SAO instalados são: oficina mecânica, lava-jato, calderaria, entre outras.
“A Recipar trabalha com a limpeza desses separadores de água e óleo. Temos uma equipe especializada, com equipamentos próprios para a sucção, lavagem e revitalização da caixa”, afirma Renan Bargoena, diretor da empresa. Mas, o que ocorre quando a empresa não tem instalado o SAO ou não mantém sua correta limpeza?
“Geralmente a água segue contaminada com esses produtos químicos para o sumidouro e fossa. Quando o resíduo oleoso atinge a fossa, contamina todo o resíduo que esta lá dentro, isso gera um grande impacto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e desregula todo o tratamento que existe nela para os resíduos sépticos, causando danos à estrutura”, explica Renan.
“Além disso, quando o resíduo atinge o sumidouro, o mesmo infiltra na terra alcançando o lençol freático e contaminando a água, causando assim um dano de grandes proporções. Com o tempo, este óleo impermeabiliza a terra, o que faz com que o sumidouro não tenha mais a eficiência na absorção da água limpa e causa o transbordo da água, alastrando assim as contaminações”, acrescenta Renan.
Fiscalização
Manter a correta higienização das estruturas de SAO é atividade obrigatória para as empresas. No município de Parauapebas (PA), a fiscalização para verificar se as empresas utilizam a prática corretamente é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Água: preservar para não faltar!
Apesar do planeta Terra ter abundância de água, a estimativa é que somente menos de 1% é adequado ao consumo humano. E, boa parte desse líquido precioso está em nossa região, a Amazônia, que conta com uma rica bacia hídrica. Só o rio Amazonas contém 20% da disponibilidade mundial de água doce, sem falar na reserva de água subterrânea da região com mais de 160 trilhões de metros cúbicos.