Notícias
5R’s e os pilares da sustentabilidade
Há uma preocupação mundial com a escassez de recursos naturais, que impulsiona a busca por um desenvolvimento sustentável. A situação é crítica, segundo a Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa, sediada nos Estados Unidos, Bélgica e Suíça.
De acordo com os dados levantados pela organização, se o ritmo de consumo dos recursos naturais continuar como está, antes da metade do século já teremos atingido uma demanda de recursos equivalente a dois planetas Terra.
Nesse contexto, os pilares da sustentabilidade conhecidos como 5 R’s são instrumentos fundamentais para ajudar a humanidade a reduzir o consumo, minimizar os impactos ao meio ambiente e buscar alternativas de produção sustentável. Vamos conhecer então esses pilares?
RECICLAR
É transformar materiais já usados em matérias-primas para outros ou o mesmo produto.
REUTILIZAR
É uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que pode ser reaproveitado na mesma ou para outras funções. Reutilizando materiais que seriam descartados para o aterro, você estará aumentando a vida útil deste material e também do local onde ele seria descartado.
REDUZIR
É evitar o desperdício e consumir menos produtos que agridam o meio ambiente. Consumir menos é ótimo para a natureza! Pense duas vezes antes de comprar alguma coisa: é realmente necessário?
RECUSAR
É dizer não para o supérfluo e produtos que geram impactos ambientais significativos. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens.
REPENSAR
Devemos nos questionar: como isso é produzido? Por quê vou consumir algo desnecessário? Para onde vai meu resíduo quando sai do meu portão? Ele deixa de ser um problema?
São atitudes simples que, quando integradas num modelo sustentável, contribuem para a proteção do ar, solo, água e as áreas de cobertura vegetal (além de matas nativas). O que, literalmente, resulta em saúde e qualidade de vida humana.
